6º ano do Ensino Fundamental.
Recurso
Recurso concreto que consiste em uma dinâmicas de uma teia e de uma cadeia alimentar.
![]() |
Figura 1. Circulo formado pelos alunos durante a dinâmica. Fonte: educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/ teia-alimentar.htm |
Forma-se um círculo com os alunos e cada um escolhe e se identifica como uma espécie. Um dos participantes (o produtor primário) passa o novelo para os participantes dos níveis tróficos seguintes (consumidores primários, secundários, etc. até chegar aos decompositores).
O professor deve utilizar a formação da teia para explicar e exemplificar a importância e transmissão da energia entre os níveis tróficos e as consequências da falta de um dos elos dessa relação (extinção de uma das espécies, por exemplo).
A cadeia alimentar pode ser trabalhada com uma dinâmica como a brincadeira de pega-pega, onde uma parte dos alunos são produtores primários (PP), outros são consumidores primários (CP) e os restantes são predadores (Pr).
![]() |
Fonte: www.sempretops.com/diversao/brincadeiras-antigas/ |
A dinâmica pode ter duração variável à critério do professor. No final dessa atividade é importante fixar os conteúdos na forma de uma atividade escrita sobre a interação entre os organismos.
Referências
<http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/teia-alimentar.htm>
<Acessado em 30 de novembro>
Nenhum comentário:
Postar um comentário