quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Teia e Cadeia Alimentar

Público alvo
     6º ano do Ensino Fundamental.

Recurso
     Recurso concreto que consiste em uma dinâmicas de uma teia e de uma cadeia alimentar.
Figura 1. Circulo formado pelos alunos durante a dinâmica.
Fonte: educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/
teia-alimentar.htm
     Essa dinâmica esta disponibilizada no site: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/teia-alimentar.htm> por Mariana Araguaia e para execução da mesma é necessário um novelo de lã com cerca de 20m.
     Forma-se um círculo com os alunos e cada um escolhe e se identifica como uma espécie. Um dos participantes (o produtor primário) passa o novelo para os participantes dos níveis tróficos seguintes (consumidores primários, secundários, etc. até chegar aos decompositores).
     O professor deve utilizar a formação da teia para explicar e exemplificar a importância e transmissão da energia entre os níveis tróficos e as consequências da falta de um dos elos dessa relação (extinção de uma das espécies, por exemplo).
      A cadeia alimentar pode ser trabalhada com uma dinâmica como a brincadeira de pega-pega, onde uma parte dos alunos são produtores primários (PP), outros são consumidores primários (CP) e os restantes são predadores (Pr).
Fonte: www.sempretops.com/diversao/brincadeiras-antigas/
      Os PP ficam em pé formando um círculo e ficam com os braços levantados simulando árvores, os CP procuram pegar os PP (se alimentando deles) e se esconder dos Pr, enquanto estes procuram se alimentar dos CP. Caso um PP seja pego por um CP o PP senta e espera o fim da rodada, se o CP for pego pelo Pr também senta e espera pelo fim da rodada. Para se defender de um ataque de um Pr o CP se agacha (escondendo do predador). No fim da rodada os alunos PP pegos se transformam em novos CP (ganho em população devido à alimentação) os CP se tornam Pr (idem ao grupo anterior) e caso um Pr o CP não tenha se alimentado este morre e se torna nutriente para os PP (se transformarão em PP na brincadeira).
      A dinâmica pode ter duração variável à critério do professor. No final dessa atividade é importante fixar os conteúdos na forma de uma atividade escrita sobre a interação entre os organismos.


Referências
<http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/teia-alimentar.htm>
<Acessado em 30 de novembro>

Nenhum comentário:

Postar um comentário